quarta-feira, 23 de março de 2016

Resenha - Quando as Bruxas Viajam

Saudações, aprendizes! Hoje com uma nova resenha, mais uma vez da série discworld!

Esta resenha também poderá ser lida no blog Programa Sintonia Cult, clique para saber mais!


Arte da capa por Josh Kirby



Título: Quando as Bruxas Viajam

Série: Discworld nº12

Autor: Terry Pratchett

Editora: Conrad

Nº de páginas: 301

Sinopse:

  Era uma vez um reino encantado, onde tudo acontecia como as coisas devem acontecer nos contos de fadas. Até que surgiu um problema: a princesa Brasirella se recusa a casar-se com seu respectivo príncipe/sapo e, para se esconder da poderosa e autoritária fada madrinha, arruma emprego de servente e se torna uma Gata Borralheira. A fada madrinha está decidida a resolver o caso, porque, como se sabe, as histórias precisam ter final.
  Ninguém pode evitar que a princesa se case com o príncipe, a não ser as bruxas Margrete Alho, Vovó Cera do Tempo e Tia Ogg! Mas, para isso, elas precisarão enfrentar muitos obstáculos, como vampiros, lobos maus, casas que caem do céu e... finais felizes!


Resenha:

  Quando as Bruxas viajam é o décimo segundo livro da série discworld, e o terceiro que tem como personagens centrais as bruxas. Como já disse na resenha de Pequenos Deuses, a série não necessita de uma ordem para ser lida. Você pode se divertir com este livro sem o medo de ter perdido alguma coisa.
  Comprei este livro num sebo, após uma árdua pesquisa na internet. Infelizmente, os primeiros volumes da série lançados pela conrad editora estão esgotados. Apenas exemplares usados podem ser encontrados na internet, muitos a preços incrivelmente altos. Tive a sorte de encontrar este próximo de minha cidade, e fui obrigado a ir buscá-lo.

  Logo de início, confesso que me surpreendi. A leitura foi muito mais fluída do que a maioria dos livros da série. A história começa com a morte de Desiderata Hollow, uma dentre as muitas bruxas no disco. Acontece que Desiderata era uma Fada Madrinha e, como tal, deveria ter treinado uma sucessora.
  Mas não. em seu testamento (na verdade, um bilhete bem ordinário), Desiderata delega sua varinha mágica e suas responsabilidades como madrinha para Margrete Alho, a mais jovem bruxa do coven de Lancre. E quando digo mais jovem, quero dizer menos velha...
  O bilhete continha instruções bem específicas:

  -Você deve ir para Genua;
  -Ella não deve se casar com o príncipe;
  -Não leve aquelas velhas corocas com você.

  As velhas corocas, é claro, são a Vovó Cera do Tempo e a Tia Ogg.
  A partir daí as três partem numa longa viagem até Genua, cada uma em sua vassoura. A vassoura de Vovó, inclusive, só funciona no tranco, o que significa que ela deve correr de um lado pro outro até fazer "pegar"...

  A primeira metade do livro trata-se de uma grande sátira aos filmes de viagem e aos contos de fada em geral, com as três passando pelos mais variados lugares, como uma cidade dominada por um vampiro ou um castelo onde todos estão adormecidos. Por um bosque onde encontram a garota da capa vermelha até uma cidade onde uma corrida de touros explode pela rua. Claro que a passagem das bruxas por tais lugares não é algo insignificante, e todo tipo de confusão imaginável acontece.

  A partir da segunda metade do livro, as bruxas chegam à Genua, onde devem encontrar a princesa Brasirella e impedi-la de se casar. Genua satiriza diversas localidades de uma só vez, misturando vodu e carnaval. Nesta parte também conhecemos a vilã da história, a fada madrinha Lilith, e descobrimos porque ela está obrigando as pessoas a terem finais felizes...

  Personagens:

   O livro é centrado nas três bruxas, satirizando ainda a trindade anciã, mãe e donzela. Vovó Cera do Tempo é rabugenta, teimosa e orgulhosa, mas nos mostra neste livro porque é a bruxa mais poderosa do disco. Tia Ogg é o alívio cômico do trio, bebendo tudo o que vê pela frente e contando suas piadas de duplo sentido. E Margrete Alho, a mais jovem, insegura sobre como se usa a varinha mágica, e frustrada por ter de aturar as outras duas.

  Há ainda a senhora Gogol, bruxa de Genua e especialista em vodu, que também têm interesse em impedir o casamento da princesa Brasirella. Uma ótima cozinheira, além de ser capaz de ver o futuro em seus ensopados. Possui um galo preto chamado Legba.

  Um personagem que merece destaque é Greebo, o gato desgraçado da Tia Ogg. Temido por TODOS os animais da floresta de Lancre, e pai da maior parte dos gatos da região. Cego de um olho, com as orelhas roídas e coberto de cicatrizes, o mascote da tia Ogg protagoniza grandes e engraçados momentos.

  E, como não poderia deixar de mencionar, Morte faz diversas aparições durante o livro, trazendo sempre aquele seu toque de humor ácido e irreverente à trama. Afinal, morre gente em todos os lugares, até mesmo em Genua...

  Sobre a edição:

  Quando as bruxas viajam foi o último livro da série publicado pela CONRAD no brasil. (Os pequenos homens livres, embora tenha sido publicado depois, faz parte da série infanto juvenil.). A editora manteve o trabalho de edição que vinha fazendo nos volumes anteriores, com a capa baseada na original e as mesmas regras para a tradução que, vale ressaltar, foi muito bem feita.

  Felizmente, a BERTRAND BRASIL retomou as publicações de discworld no brasil. Pequenos Deuses e Lordes e Damas foram lançados em 2015, e a editora já anunciou o relançamento de Pequenos Homens Livres, seguido de Um Chapéu Cheio de Céu para 2016.

  Considerações finais:

  Quando as bruxas viajam é um ótimo livro. Rápido de ser lido, indicado para quem quiser dar algumas risadas enquanto viaja pelo disco.

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu estilo de resenhar, Wagner. Ainda não li nenhum livro da série Discworld, mas já tenho todos os antigos no iPad e os outros 2 da Bertrand na estante.
    Bom conhecer seu blog!

    Abração!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Phelipe! Se estiver interessado, tenho também a resenha de Pequenos Deuses, além de uma homenagem ao autor. Seguem links abaixo:

      Pequenos Deuses - http://baudoarquimago.blogspot.com.br/2016/02/resenha-pequenos-deuses.html

      Discworld, um ano do adeus ao mestre -
      http://baudoarquimago.blogspot.com.br/2016/03/discworld-um-ano-do-adeus-ao-mestre.html

      Tenho certeza de que quando começar a ler a série, não vai mais parar!
      Forte abraço!

      Excluir
    2. Vou dar um conferida sim, Wagner!!

      Excluir